História do JIn Shin Jyutsu

Jiro Murai

Jiro Murai nasceu em 1886 no Japão. Aos 26 anos ficou gravemente doente e, apesar de ter sido tratado por vários médicos, a sua situação foi piorando até ter sido considerada incurável.

Lembrando-se dos sábios que meditavam enquanto seguravam os dedos em posturas específicas (mudras) decidiu fazer o mesmo, durante sete dia, enquanto permanecia em jejum e meditava.

No último dia, para seu espanto, estava curado! Após esta experiência surpreendente comprometeu-se a dedicar o resto de sua vida à pesquisa, a qual resultou na recuperação da Arte do Jin Shin Jyutsu.

Percebendo uma conexão entre diferentes mudras e diferentes padrões de circulação da energia vital pelo corpo, começou a registar as suas percepções.

Reuniu a intensa vivência pessoal de introspecção, a prática com pessoas portadoras de diferentes tipos de desarmonias, a investigação sobre diversas tradições milenares curativas, a pesquisa de várias fontes, tais como o Kojiki (título de um livro japonês que significa "Registo das Coisas Antigas"), o estudo da Anatomia e Fisiologia, etc., conseguindo, assim, estabelecer a fundação do que conhecemos hoje como Jin Shin Jyutsu.

Faleceu em Junho de 1961. Em 2011 celebraram-se 125 anos do seu nascimento e 50 anos do seu falecimento. E em 2012 festejámos os 100 anos da redescoberta do Jin Shin Jyutsu. Obrigado Jiro!

Mary Burmeister

Nascida nos EUA chegou ao Japão no final da década de 40. Em casa de uma amiga comum, encontrou Jiro Murai, o qual a convidou a aprender Jin Shin Jyutsu e a trazê-lo como presente para o Ocidente. Mary aceitou e estudou com Mestre Murai ao longo de 12 anos.

Nos anos 50 casou-se e mudou-se de volta para os EUA. Começou a ensinar Jin Shin Jyutsu nos anos 60 depois de muito estudar, praticar e trabalhar na tradução do que tinha aprendido com seu mestre.

É admirável sua profunda dedicação ao desenvolvimento e concepção desta "Arte da Vida". Os instrutores, por ela formados, prosseguem hoje este trabalho de ensinar o Jin Shin Jyutsu por todo o mundo.

Mary abandonou depois o ensino mas, durante vários anos, continuou a atender as pessoas que a ela se dirigiam, em Scottsdale, Arizona, nos Estados Unidos, onde se situa a Sede e Fundação do JSJ por ela criada.

Deixou este plano de existência no dia 27 de Janeiro de 2008. No dia 21 de Outubro de 2018 celebramos o 100º aniversário do seu nascimento. Obrigado Mary!

Portugal

O Jin Shin Jyutsu começou a ser divulgado, no ano 2000, em Portugal, por Artur Araújo. Durante quatro anos este praticante da Arte aprofundou a sua vivência da Auto-Aplicação, após o que começou a estudar a aplicação do Jin Shin Jyutsu às outras pessoas, tendo para tal frequentado vários cursos em Espanha, Irlanda, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Brasil, etc.

Nos dias 25 a 27 de Junho de 2004 organizou o primeiro curso de Auto-Ajuda, em Lisboa, ministrado pela instrutora brasileira Cristina Minamisawa. Seria também ela a ministrar os 3 primeiros Seminários Básicos desta Arte no nosso país: 4 a 8 de Fevereiro 2005, 18 a 22 Novembro 2005 e 13 a 17 de Outubro 2006 (em Lisboa). Graças a ela o Jin Shin Jyutsu começou a dar os primeiros passos em Portugal. A Cristina Minamisawa "faleceu" a 16 de Maio de 2007. A oportunidade de conviver e aprender com ela é algo que ficará para sempre guardado na nossa memória e nos nossos corações. Obrigado Cristina! 

Desde então foram organizados mais cursos em Portugal, com a participação de diversos instrutores: Carlos Guterres, Margareth Umeoka Serra, Iole Lebensztajn, Susan Schawrtz, Philomena Dooley, Waine Hackett, Matthias Roth, Annita Willoughby, Maria Jesus Arias, Ian Harris, Nathalie Max e Petra Elmendorff. A todos eles o nosso muito obrigado!

Um grande obrigado também à Sónia Gonçalves pela divulgação do JSJ em Portugal e à Carla Lopes pelo site antigo do JSJ que foi substituído por este. Obrigado também à Annette Mathias (no Sul), à Maria João Garcia, Manuela Caldas, Rosário e Ana Quitério (no Centro) e à Isabel Eugénio, Vânia Sampaio, Rita Stilwell e Margarida Carvalho (no Norte) pela dedicação ao longo destes anos.

Jin Shin Jyutsu

"O Jin Shin Jyutsu é uma demonstração de arte, simplesmente Ser o canal através do qual fluem os infinitos poderes estéticos do Criador" (Mary Burmeister)

Calendário

October 2018
Mo Tu We Th Fr Sa Su
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
© 2018 - Jin Shin Jyutsu Portugal - Desenvolvido por Ruben Reis e Artur Araújo